Missões na América do Sul

Os primeiros protestantes a chegarem ao Brasil foram os huguenotes franceses, mandados por Calvino e Coligny, em 1555 para fundarem aqui uma colônia para os protestantes perseguidos. Desembarcaram na Baía de Guanabara, sendo exterminados pelos portugueses e Jesuítas.
Em 1820, Diego Thompsom pregou o primeiro sermão protestante em Buenos Aires. Ele inicio o sistema de Escolas chamado Lancasterianas na Argentina e depois no Uruguai, Chile, Peru e Equador. O livro principal nessas escolas era a Bíblia. Logo levantou-se grande oposição contra ele, que voltou a Inglaterra em 1826. As escolas acabaram e perdeu-se mais uma oportunidade para as missões cristãs.
Em 1836 o Rev. D. P. Kidder, da Igreja Metodista dos EUA fez a primeira tentativa de implantar o evangelho no Brasil, todavia deve de deixar o campo em 1841 por circunstâncias diversas.
O Trabalho missionário permanente da América do Sul teve início com os sacrifícios do Capitão Allen Gardiner, que em setembro de 1851 morreu de fome em Porto Espanha na Terra do Fogo. Gardiner conseguiu trabalhar o suficiente com os índios do extremo sul do continente e das ilhas vizinhas da Terra do Fogo.
O Primeiro trabalho Evangélico no Brasil: Missão Congregacional em 1854 pelo Rev. Kalley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário